Política de Privacidade

Política de Privacidade

Atualizada em:  09/11/21  

 A modernização presente no cenário empresarial exige que o mercado seja cada vez mais amplo e dinâmico. A evolução humana é constante. Além de investir na própria segurança de informações, a empresa COMPANHIA COORDENADAS DE TRANSPORTES LTDA conta com a estrutura e um elaborado conjunto de normas que asseguram as informações fornecidas por seus clientes e colaboradores. Não se trata de uma prática nova em nossa organização, pois, manter o sigilo e segurança das informações repassadas ao nosso domínio é uma regra constante.

Atualmente, no Brasil, os dados de pessoas naturais passou a ter uma proteção legal que regulou o  tratamento das informações coletadas por empresas, com vistas a proteger o consumidor nas suas interações com o mercado, institucionalizando de uma vez a questão.

Com a edição da Lei Federal nº 13.709/18, os dados pessoais deverão receber tratamento adequado, seguro e confiável. A infração a qualquer preceito inscrito na legislação citada gera penalidades e outras sanções que inviabilizam empresas que armazenem os dados e informações sem o devido respeito às garantias individuais de seus titulares, normatizando, pois, a segurança de dados e informações e criando um parâmetro a ser seguido por todos.

É importante ressaltar, nesse cenário, que as informações fornecidas por pessoas físicas e jurídicas a empresas fornecedoras de serviços e produtos são um patrimônio inestimável para seu titular. O tratamento dado a essas informações pelas empresas exige total discrição e instrumentação para que não se percam e também não sejam alvos de todo tipo de violação que possam sofrer por meios eletrônicos, garantindo acesso apenas ao seu titular e àquele que os armazena em local seguro.

Para cumprir essa meta, e se adequar à nova legislação, nossa Política de Privacidade é voltada à preservação e cultivo ao respeito pela intimidade e privacidade de seus clientes, com vistas a manter a inviolabilidade das informações e observância das garantias constitucionais e legais aplicáveis.

Por esta declaração, colocamos a seu dispor importantes esclarecimentos para sua melhor compreensão sobre como coletamos, usamos e compartilhamos as informações fornecidas, de forma a dar transparência de nossas ações e oferecer ao cliente a comodidade e segurança exigidas.

Nossos Contatos

1 – Quaisquer dúvidas, indagações ou reclamações sobre nossa Política de Privacidade poderão ser feitas através de nosso contato, enviando email para lgpd@ciacoordenadas.com.br ;

2 –  Encarregado de Dados Pessoais: Consta no sítio eletrônico e será contatado somente através do e-mail lgpd@ciacoordenadas.com.br ;

3 – A empresa não faz contato telefônico, não possui representantes externos e nem outro tipo de relacionamento senão pelo e-mail acima e pelo e-mail fornecido pelo titular, cujo relacionamento se dá única e diretamente com o Encarregado de Dados Pessoais designado na ocasião.

Informações que coletamos

A informação pessoal coletada depende de como você está interagindo com nossa empresa, o tipo de serviço contratado, o relacionamento pretendido e quais dados serão fornecidos. As informações pessoais são inseridas em nosso site www.ciacoordenadas.com.br, ou no aplicativo, e voltadas apenas para o uso dos nossos serviços, de nosso recrutamento de pessoal e venda de passagens.

De maneira geral, coletamos as seguintes categorias de informações pessoais:

A – Informações de contato, como nome, endereço, número de telefone, endereço de email;

B – Informações de conta, aquelas relacionadas à segurança – logins e senhas para seu aplicativo ou acesso pelos nossos canais -, com o fim de assegurar comodidade, tranquilidade e satisfação aos nossos clientes consumidores, fornecedores e colaboradores nos processos de recrutamento de pessoal.

Os dados serão coletados través do website https://www.portaldepassagens.com.br/VendaWebCoordenadas, pelo seu uso dos nossos serviços e por informações fornecidas pelos clientes e colaboradores.

Vale dizer que o titular dos dados tem o poder de autodeterminação sobre os seus dados, onde terá todas as ferramentas para acesso, autorizações e até a exclusão do sistema, respeitadas as imposições legais aplicáveis.

No nosso website, visando coletar e armazenar informações em seu navegador, determinadas ferramentas podem ser utilizadas com foco na operacionalidade, praticidade e comodidade para os titulares dos dados.

Ao utilizar nossos serviços, informações importantes serão coletadas para sabermos de suas interações, serviços utilizados, como os utilizou e eventuais mensagens.

Serão também coletadas informações sobre o dispositivo, informações de localização, identificadores de publicidade, de identificação de cookies e tecnologia semelhante.

No caso das informações fornecidas pelos clientes, nos termos do artigo 7º, da Lei 13.709/18, algumas opções visam o cadastro prévio para a elaboração de contratos e/ou prestação de serviços.

Quando se tratar de Colaboradores acessando o website da empresa, é possível o envio de currículos por profissionais que queiram trabalhar conosco diretamente, ou, indiretamente por meio de prestação de serviços e vendas de mercadorias. Tais dados serão coletados visando o recrutamento e seleção de novos colaboradores, sejam diretos ou indiretos, então armazenados em nossa base de dados por 12 meses para provável necessidade de contratação pela empresa. Passado o prazo, o cadastro será descartado automaticamente pelo sistema, avisando o interessado no endereço de e-mail fornecido. Nessa hipótese, pode o profissional ou fornecedor refazer seu cadastramento para manter o seu currículo profissional ou empresarial em nossa base de dados.

Informações que não coletamos

Importante informar que determinados dados  não poderão ser coletados. A fim de manter o sigilo e privacidade dos seus titulares, garantindo-lhes total segurança no tratamento dos seus dados, o sistema não solicitará informações pessoais sensíveis, nem aquelas relacionadas à situação financeira do usuário.

Também as informações financeiras, existência de contas bancárias e identificação das mesmas não serão coletados, ficando ressalvado, portanto, a obtenção de números de cartões de crédito para fins de pagamento dos serviços contratados, obtenção de passagens e outros.

Contudo, é bom destacar, que o titular dos dados está investido no poder de “autodeterminação informativa”, conforme preceito legal. Isso quer dizer que o titular tem a prerrogativa de lei para exercer controle sobre seus dados, de dar anuência para compartilhamento de suas informações com terceiros, respeitado um fim específico, ou mesmo optar que seus dados não sejam mais tratados e assim excluídos do sistema. Importante, também, que o cliente deverá manter suas informações sempre atualizadas, pois, serão considerados os dados fornecidos para eventuais comunicações.

Assim, o titular dos dados poderá estabelecer quais os dados a serem fornecidos, como serão utilizados e poderá manter vigilância e controle sobre o tratamento dos seus dados.

O site da empresa poderá armazenar algumas informações no seu computador. Isso se dará por meio de “Cookies” ou arquivos similares e irá ajudar de várias formas. Um cookie é uma ferramenta digital de um website utilizada para enviar dados digitais para o seu navegador, a fim de serem armazenados para uma operação futura. Se um Cookie está armazenado no seu computador, na próxima vez que você visitar o mesmo website, nós poderemos reconhecer você imediatamente, evitando demoras ou problemas de carregamento de sistemas, tornando a operação mais rápida. Você receberá um aviso sobre a utilização da ferramenta e poderá saber mais em nossa Política de Cookies.

Portanto, o sistema guardará automaticamente informações como suas solicitações na internet, seus relacionamentos com a empresa, o “IP” do computador que acessa – Protocolo de Internet, o navegador, idioma, data e horário da solicitação. Com segurança e praticidade, você poderá desfrutar de todos os serviços oferecidos, resultando em uma interação confiável e dinâmica.

Com a promulgação da Lei Federal nº 13.709/18, conhecida como “LGPD”, lista, de forma simplificada, para o seu melhor entendimento, o cliente tem o direito de:

I – ter amplo acesso, fazer correções e atualizações, podendo, ainda, solicitar que as suas informações pessoais sejam deletadas, considerando-se, é claro, aqueles casos legais ou por ordenamento judicial que determine o armazenamento. Fora isso, você poderá fazer a qualquer momento entrando em contato pelo e-mail lgpd@ciacoordenadas.com.br.

II – apresentar oposição ao processamento de suas informações pessoais, solicitando restrição a certos dados ou a todos, e mesmo requerer a portabilidade de suas informações.

III – concordar, ou não, com o compartilhamento das suas informações, mediante um consentimento expresso. No caso de anuência, da mesma forma, poderá retirar esse consentimento quando entender necessário ou lhe convier, mediante envio de mensagem de Solicitação de Alteração de Restrição de compartilhamento ao e-mail lgpd@ciacoordenadas.com.br.

Isso não interfere no seu relacionamento e nem mesmo nas suas interações com nosso site, podendo exercer plenamente os seus direitos.

IV – de reclamar com uma autoridade de proteção de dados sobre a nossa coleta, sobre o uso de suas informações pessoais, compartilhamentos e outros que possam ultrapassar os limites legais. Você poderá consultar qual a Autoridade Legal de Proteção de Dados da sua região.

Ressalva-se, apenas, a guarda e manutenção de informações em nossos arquivos acaso consideradas indispensáveis para o cumprimento de obrigações legais, impostas judicialmente, ou contratuais, que serão mantidas para resguardar a empresa de eventuais contratempos.

Necessário esclarecer que, se você não pretende ter coletado suas informações pessoais, não deverá acessar o nosso website ou outros instrumentos onde se possa coletá-los, pois, a partir do acesso, mesmo tendo a opção de restringir ou retirar o compartilhamento, por imposição legal, dever-se-á avaliar o pedido.

Assim, se houver a intenção de retirar informações de nossa base de dados, deverá entrar em contato pelo e-mail lgpd@ciacoordenadas.com.br. No primeiro dia útil seguinte, o Encarregado de Dados Pessoais avaliará o pedido. Inexistindo impedimento legal e nem oposição do Controlador de Dados Pessoais, as informações serão excluídas, certificando devidamente o ato.

A organização empenha esforços e recursos para assegurar a inviolabilidade e a privacidade dos dados, inclusive criando uma filosofia de segurança entre os nossos colaboradores. Basicamente adota processos tecnológicos para uma abordagem mais ampla no  controle de fluxo de informações, de software e hardwares destinados à segurança, manutenção, processamento e guarda dos dados.

Mantendo o compromisso e responsabilidade pela operação e guarda de informações, e atenta às obrigações impostas pela legislação, nossa empresa não vende, não empresta, não compartilha, não negocia e não aluga as suas bases de dados para terceiros.

Quando são fornecidas informações pessoais, identificada ou identificável, as mesmas terão o seguinte tratamento:

i – acesso dos clientes às informações coletadas pelos equipamentos de acordo com a política de proteção de informação da empresa. A finalidade de uso das informações visa, precipuamente, a negociação de contratos, recuperação de créditos, atendimento a demandas judiciais e outras que surjam por força do Estado Democrático de Direito.

ii – Nossos colaboradores prestadores de serviços e fornecedores de materiais poderão acessar informações apenas para oferecer nossos serviços a terceiros. Lembrando que os dados e informações só serão compartilhados mediante o consentimento do titular e a pessoas naturais que se enquadrem ao regime da LGPD, de notória idoneidade. Na verdade, todos os envolvidos são auditados e regidos pelas regras da LGPD.

iii – a empresa se obriga a responder à Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) a qualquer solicitação oficial emanada pelo órgão, incluindo requisição dos titulares de dados pessoais.

Portanto, para o atendimento de alguma solicitação do usuário, qualquer pedido que vise corrigir, alterar, deletar ou restringir as informações, observando-se as determinações de lei, dar-se-á mediante envio prévio de e-mail lgpd@ciacoordenadas.com.br. O procedimento também observará a manifestação de vontade do titular quando as forneceu.

É compromisso e obrigação da empresa realizar auditorias periódicas para verificação de cumprimento desta Política de Privacidade. Qualquer descumprimento ou inobservância de seus princípios e preceitos gerará penalizações para o responsável, incluindo rescisão de contrato por justa causa, seja quem for, observado o procedimento administrativo e sem prejuízo das perdas e danos que se verificarem.

Havendo dúvidas, reclamações, oposições, sugestões e outras circunstâncias sobre as informações coletadas, constitui-se como Mediador e Resolutor de Conflitos o nosso Encarregado de Dados Pessoais, através do e-mail lgpd@ciacoordenadas.com.br.

A resposta à demanda será dada no menor tempo possível, dependendo, pois, das diligências a serem realizadas, contagem de prazos em dias úteis e disponibilidade de elementos para resolução do conflito.

Havendo divergência, ou, impossibilidade de resolução por questões cuja competência ultrapasse as atribuições da empresa, e considerando que cabe a esta cooperar com as autoridades de proteção de dados, poderá ser necessário recorrer ao Poder Judiciário para dirimir a situação apresentada, sendo lícito ao titular também recorrer a esse expediente acaso alguma irregularidade seja comprovada.

Por fim, fica resguardado  o direito da empresa de modificar esta Política de Privacidade a qualquer momento, sem aviso prévio, objetivando seu constante aperfeiçoamento e adequação às normas e legislações cogentes.

 

POLÍTICA DE COOKIES

CIA COORDENADAS DE TRANSPORTES LTDA

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